Sobre o Sintrae

Direito

Salário

Filiação
Convênios

Serviços


Links
 
Revista da CONTEE
 
CONAE 2010
MEC diz que falta compromisso

 

 
O MEC (Ministério da Educação) atribuiu o grande número de vagas disponíveis do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) à falta de compromisso social de muitos estudantes. Os candidatos, explica o ministério, teriam feito a inscrição no sistema online mesmo sem a intenção de se matricular nos cursos.     
 
A terceira e última etapa de inscrições para instituições federais de ensino superior começou na segunda-feira (1º) com quase metade das vagas ainda disponíveis. Das 47,9 mil oferecidas, sobraram 21.701 vagas (45,3% do total) após duas etapas de matrículas em todas as 51 instituições que participam da seleção. Mais de 550 mil pessoas se cadastraram no portal do MEC na segunda rodada, mas a vaga só é ocupada após a confirmação da matrícula na instituição escolhida pelo aluno.
 
O MEC afirma ter ficado surpreso com o baixo índice de matrículas confirmadas, já que o mesmo sistema de seleção é usado há alguns anos no ProUni (Programa Universidade Para Todos) - sem que ocorresse o mesmo fenômeno de desistência dos alunos. 
 
Mesmo com poucos alunos, a maioria das instituições decidiu manter o calendário acadêmico. As aulas para o curso de educação física da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em Santos, começaram oficialmente nesta segunda-feira (1º) com apenas 12 matriculados - ainda há 36 vagas abertas no campus do litoral paulista.
 
As inscrições no site acabam nesta quarta-feira (3) e os resultados serão divulgados na sexta-feira (5). Pela primeira vez a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é usada como forma de seleção unificada para parte das universidades federais.
 
Lista de espera  
 
Apesar da desistência de grande parte dos candidatos, o MEC ressaltou que não haverá vagas ociosas no Sisu. O sistema terá uma lista de espera após a terceira etapa.
 
Para entrar na lista, o candidato que ainda não foi selecionado, até mesmo na última fase, deverá confirmar no sistema o interesse pela vaga entre os dias 9 e 12 de março. No final do período de matrículas, a universidade ou instituto federal que ainda tiver vagas remanescentes poderá fazer chamadas posteriores e convocar os alunos que mostraram interesse.
 
Outra mudança promovida pelo MEC é que o estudante terá a opção de cancelar sua inscrição no Sisu caso desista de se candidatar à vaga disponível.

Fonte: Portal R7

02/03/2010

 

 

Encontre noticias e artigos no nosso arquivo



Receba nosso boletim

Confira a Edição do MÊs Fevereiro de 2008