Quarta-Feira, 09 de Agosto de 2023, 18h:39

| A - A+

PARALISAÇÃO E GREVE

COMUNICADO

Após meses de espera de vãs tentativas de negociação salarial e de renovação da convenção coletiva de trabalho (CCT), finalmente recebemos a contraproposta do sindicato das escolas privadas (SINEPE), nos oferecendo tão somente a reposição da inflação aferida pelo INPC/IBGE, nos doze meses que antecederam a data-base, 1º de maio, totalizando 3,83%, mais 0,17% de “aumento”, para o ensino básico, e apenas a inflação para o ensino superior.

Isso, apesar de as escolas, por ele representadas, terem reajustado suas mensalidades em 11%, por ocasião das matrículas, ainda no ano de 2022, fazendo-o em nome do reajuste salarial de seus trabalhadores (professores e administrativos); que, agora, lhes é negado.

Frisa-se que nossas reivindicações salariais são de 10%, a partir de 1º de maio de 2023. Ou seja, inferiores à correção das mensalidades, aplicada ao final de 2022. É bom que todos saibam que acumulamos perdas salariais acima de 8%.

Como se não bastasse e sem qualquer justificativa, ao menos razoável, querem também reduzir e/ou suprimir direitos sociais duramente conquistados há anos e mantidos em todas as negociações anteriores.

Por tudo isso, em assembleias gerais realizadas ao dia 5 de agosto corrente, à unanimidade, rejeitamos a contraproposta patronal. Bem assim, decidimos pela paralisação e suspensão das atividades pedagógicas, acadêmicas e administrativas (GREVE), por tempo indeterminado, a partir do próximo dia 22 de agosto de 2023, inclusive.

Assim decidimos, porque as escolas privadas do estado de Mato Grosso, de ensino básico e superior, insistem em tratar nossas justas e mínimas reivindicações com absoluto descaso. Queremos, com a paralisação (greve) fazer com que sejamos ouvidos e tenhamos negociação respeitosa e condigna com a missão social que temos o dever de bem cumprir.

Com essa finalidade, nos mantemos abertos às tratativas negociais, na expectativa de que sejam exitosas; e, quem sabe, possam tornar desnecessária a paralisação de nossas atividades.

Saudações,

Nara Teixeira de Souza

Presidenta do SINTRAE/MT

CÁLCULO SALARIAL


revista conteúdo
Edição dezembro 2016


cadernos e cartilhas
MAIS ARQUIVOS

CONVÊNIOS

MAIS CONVÊNIOS

SINTRAE MT

Contato: (65) 3624 9215 / 3623 3402 - secretaria@sintraemt.com.br

Copyright © 2024 - SINTRAEMT - Todos os direitos reservados